18 fevereiro 2009

Origem do carnaval e as escolas de samba

história fonte: www.suapesquisa.com/carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

5 comentários:

Anônimo disse...

O CARNAVAL É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DO POVO FAZER SATIRA AOS POLÍTICOS INIMIGOS DOS TRABALHADORES E DA CULTURA POPULAR.é preciso que não se perca nunca esta portunidade.

Anônimo disse...

É BOM tambem que não se esqueça que nosso pais não é berço somente de politicos ladrões.nós ja tivemos politicos exemplares e dignos de elogios.JK, GETULIO VARGAS E CELSO FURTADO SÃO NOMES QUE DEVEM SER ELOGIADOS PELAS ESCOLAS DE SAMBA.

Anônimo disse...

ATENÇÃO , muita atenção, senhores sambistas : O velho senador SARNEY, com seu inegável nepotismo, com seus atos secretos e uso desmedido de óleo de peroba , está a merecer um bom samba enrêdo de escola de samba.

Anônimo disse...

QUEM PODE GOVERNAR UMA MULHER PODE GOVERNAR UMA NAÇÃO.

Nadijane Possin disse...

Valeu mim ajudou muito no meu trabalho do Colegio

Geografia 9º Ano | Percurso 20 - Ásia: berço de civilização

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população.  Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsáv...