15 março 2009

14 de março dia de poesia

cultura


por: Lira Dutra
Não poderia deixar de teclar algumas palavras, primeiro precisava atualizar o blogue, segundo para não passar batido o Dia Nacional da Poesia. Sei que a poesia não tem dia certo para bater na caixola, porém a homenagem é válida.

Em homenagem ao poeta brasileiro Castro Alves (1847-1871), no dia 14 de março se comemora o Dia Nacional da poesia. Data do nascimento do poeta que ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, por lutar pela abolição da escravidão.

Granja tem veia poética, o nome mais lembrado é sem dúvida Lívio Barreto, mas nos dias atuais destacamos os poetas Pedro Magalhães e padre Osvaldo Chaves. Na ala feminina temos a jovem Daniele Sampaio, autora do livro Lucidez e Loucura.

Escrever poesia ou treco análogo é muito mais que gostoso. É um transe. Uma transa ora doida, ora inocente, que lança a alma despregada do corpo contra as paredes da existência e preenche a magreza dos ossos com novo tutano vital. As vezes escrever poesia é tudo isso, as vezes não.

Ah, como eu queria escrever poesia por entre as inquietudes matemáticas do relógio.

4 comentários:

Unknown disse...

bakna!

Anônimo disse...

felizmente a nossa granja tem bons poetas vivos na atualidade : pedro magalhães, bevilaqua e alguns outros so nos dão orgulho.

Anônimo disse...

notícias cariocas : UM grupo de mulheres do RIO DE JANEIRO,AO TOMAR CONHECIMENTO DA INSTITUIÇÃO DO BOLSA CELULAR PELO GOVERNO FEDERAL,ESCREVEU UM DOCUMENTO PEDINDO A INSTITUIÇÃO DAS SEGUINTES BOLSAS ; bolsa maquiagem ;bolsa chapínha ;bolsa escova progressiva ;bolsa roupas e bolsas chiques.

Anônimo disse...

A ÚNICA SOGRA QUE PRESTA É A DE MINHA MULHER.

Geografia 9º Ano | Percurso 20 - Ásia: berço de civilização

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população.  Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsáv...