08 dezembro 2009

Tecnologia e educação de mãos dadas

O uso dos recursos tecnológicos associados à Web 2.0 na sala de aula são possibilidades de aproximação do educador com a realidade do educando. Isso não significa a negação das boas práticas anteriores, mas deve ser uma melhoria, cujo objetivo é o ensino-aprendizado. Há de se lembrar que o homem sempre recorreu ao uso de ferramentas tecnológicas ao longo de seu processo históricos.

A Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC possibilita mudanças na metodologia das escolas, porém por si só não mudará em nada. Requerendo um(a) professor(a) capaz de perceber e ampliar a utilidade das tecnologias em sala de aula, sem esquecer a humanização de seu publico. O ciberespaço, computadores, internet, são ferramentas de um mundo não distanciado do aluno. E os educadores, escolas, precisam se preparar para auxiliar criticamente os alunos na exploração desse mundo.

O poema De Mãos dadas, Carlos Drummond de Andrade, abre uma reflexão sobre o uso da tecnologia na educação. Não precisamos cantar um mundo velho, muito menos nos aperriar com a possibilidade do novo. Temos que está preparados para criar novos caminhos! É como diz o ditado: "Se correr o bicho deleta, se ficar o bicho formata".
 

12 comentários:

Anônimo disse...

herói é o covarde que não teve como fugir.

Anônimo disse...

A MOÇA CHEGA PARA A MÃE,RECLANDO DO CETICISMO DO NAMORADO. MÃE ,O agenor diz que não acredita no inferno.CASE-se com ele minha filha e deixe o resto comigo.

Anônimo disse...

o FMI QUER CONTINUAR A SER O MESMO :UM INSTRUMENTO DE IMPOSIÇÃO E AMPLIAÇÃO DO NEOLIBERALISMO. PROVA DISSO É QUE ESTÃO A EXIGIR DO GOVERNO TURCO , PARA QUE SEJA CONCEDIDO UM EMPRESTIMO, UMA BRUTAL PRIVATIZAÇÃO DE IMPORTANTES BENS PÚBLICOS.AS REAÇÕES DOS TURCOS ESTÃO SENDO GRANDES.

Anônimo disse...

OS GENERAIS E CORONEIS NAZISTAS DE HOJE NÃO MORAM NA ALEMANHA, MORAM EM ISRAEL. O CAMPO DE CONCENTRAÇÃO NAZISTA DE HOJE É A FAIXA DE GAZA.

Anônimo disse...

nas eleições deste ano , estará sendo definido o futuro do Brasil em toda a metade do século.ISTO será fundamental para consolidar os avanços em toda a AMÉRICA LATINA. se o SERRA GANHAR A ELEIÇÃO , AVANÇOE SE TORNARÁ RETROCESSO, OS BANQUEIROS PRIVAdos e o capital financeiro retomarãocom toda força sua hegemonia e o povo pobre voltará a sofrer cada vez mais.

Anônimo disse...

lula jamais apresentaria Dilma como candidata à presidencia da república se não reconhecesse sua elevada moral e ética.

Anônimo disse...

S E É BOM , NÃO É SERRA.SE É SERRA, NÃO É BOM.

Anônimo disse...

o serra e o fhc defendem a união de póbres e ricos. para eles , pobres devem continuar pobres e os ricos cada vez mais ricos. se o serrA GANHAR, o fhc vai ajudálo a vender tudo DO brasil.

Anônimo disse...

É dificil de entender,e até incompreensível, que o pps- um partido que se dizia socialista e não corrupto , aliar-se a partidos neoliberais como os demos e tucanos . AGUNS AFIRMAM QUE O PPS SIMPLESMENTE SE CORROMPEU.

Anônimo disse...

TASSO JEREISSATI NÃO É TROUXA .POR ESTE MOTIVO ,ELE DIZ QUE NÃO CONFIA NO SERRA E NÃO QUER SER CANDIDATO À VICE PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

Anônimo disse...

Existem pessoas altamente merecedoras de habitarem penitenciárias de segurança máxima. NO ENTANTO continuam soltas e se candidatando a elevados cargos eletivos.OS CORRUPTOS SÃO OS QUE MAIS FAZEM ISSO.

Anônimo disse...

SERRA não anda com sorte. sempre se une com corruptos.Tinha escolhido o Arruda para ser seu vice,o arruda foi pego em corrupção e foi preso.EScolheu o R oriz para fazer palanque em Brasilia e o ministério publico quer que ele fique inelegível. O SERRA É UM AZARADO.

Geografia 9º Ano | Percurso 20 - Ásia: berço de civilização

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população.  Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsáv...