24 março 2020

Aula Formação para cidadania - Macrocompetências e o mapa mental socioemocial



Olá, alunos e alunas da EEMTI São José!

"Como você está se sentindo hoje?”
Essa pergunta é muito comum nas redes sociais atualmente. 

Vamos falar um pouco sobre as competências socioemocionais?
Antes de começar ASSISTA NOSSA AULA AO VIVO. Clique AQUI.

A educação cada vez mais busca compreender as pessoas de forma ampla, considerando sua totalidade.


















OBJETIVOS

Objetivo é conhecer as macrocompetências e entender que as competências socioemocionais nos ajudam a ter atitudes positivas diante os desafios da vida, podem ser ensinadas e aprendidas na escola.
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Competências socioemocionais podem ser definidas como a capacidade individual em se mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo, assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva. Essas competências se desenvolvem a partir do encontro das características herdadas (sua genética) com as experiências formais e informais de aprendizagem e se manifestam em forma de pensamentos, sentimentos e comportamentos.

MACROCOMPETÊNCIASExistem diferentes modelos que identificam e organizam as competências socioemocionais. Nas escola estaduais do Ceará, a matriz de fundamentação é baseada em um modelo científico que delimita cinco macrocompetências, conforme descrição a seguir.
  1. Autogestão – descreve o grau com que uma pessoa é centrada, organizada, diligente, focada, pontual e persistente;
  2. Engajamento com os outros – descreve o grau com que uma pessoa tem interesse por se socializar, fazer amigos(as),         ser gregária e experimentar o cotidiano com disposição e energia;
  3. Amabilidade – descreve o grau com que uma pessoa é capaz de se colocar no lugar do outro, sentir compaixão, acreditar nas boas intensões de outra pessoa e respeitá-la;
  4. Resiliência emocional – descreve o grau com que uma pessoa é atravessada por sentimentos de ansiedade, raiva e          insegurança quando submetida a pressões interpessoais, estresse e frustrações;
  5. Abertura ao novo – descreve o grau com que uma pessoa se mostra criativa, sensível a diferentes estéticas, imaginativa   e curiosa por ideias e outros modos de vida;

Sob as cinco macrocompetências, foram derivadas 17 competências mais específicas que são consideradas essenciais no contexto escolar.

Saiba mais no site do Instituto Ayrton Senna: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/desenvolvimento.html, acessado em 23.03.2020.

Mapa mental socioemocional.

Você já conhece as competências socioemociais. Agora faça seu mapa mental socioemocial. 
Veja um exemplo de mapa mental abaixo:


EXERCÍCIOS




Nenhum comentário:

Geografia 9º Ano | Percurso 20 - Ásia: berço de civilização

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população.  Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsáv...