24 março 2020

Aula Geografia - O outro lado da globalização

Olá, galera do 2º Ano!
Nosso aula hoje será sobre globalização.

Segundo a Wikipédia, A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.

O termo "globalização" tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e especialmente a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento. Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano, estão ligados à globalização.
Objetivo
Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Documentário

Assista ao documentário O Mundo Global Visto do Lado de Cá, do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, onde se discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte. 
Documentário O Mundo Global Visto do Lado de Cá


ATIVIDADE
Deixe seu comentário baixo sobre o vídeo (documentário), citando cenas, frases e sua opinião.

9 comentários:

Antonia Pinto da Rocha disse...

A globalização é processo de integração politica , economica e cultural mundial , marcado pelos avanços nos meios de transportes e comunicaçao

Unknown disse...

A globalização em que vivemos, segundo o documentário, é a segunda. A primeira globalização, na visão do documentário, foi na época colonialista. Época em que os produtos e culturas europeias expandiam-se pelo mundo por meio das caravanas. Nesse período, as culturas dos povos latinos foram substituídas pela cultura europeia cristã sem muita resistência por parte dos povos nativos. Ela se desenvolveu além das catequeses, por meio do câmbio. Por exemplo, o Pau-brasil não tinha tanta utilidade para os índios quanto para os europeus. Dessa maneira, os europeus trocavam objetos que em sua concepção eram banais, como espelhos, pela árvore que os índios pensavam ser banal.
A segunda globalização se mantém através dos meios de comunicação e se caracteriza pela internacionalização dos países no meio cultural, econômico e político, de forma que as trocas voluntárias sejam mais facilitadas ainda do que as da primeira globalização. A globalização, apesar de ter influência dos Estados, é algo que beneficia as grandes corporações já que ela permite atingir mercados do mundo inteiro. Sabe-se que o capitalista sempre está à procura de novos mercados, o que aumenta a expansão do mercado para várias regiões do mundo.

Josiel santos disse...

O processo de globalização e um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfica por meio da interligação econômica, política, social e culturl em âmbito planetário

Cintia disse...

Milton Santos tratou da globalização. O geógrafo brasileiro teorizou e criticou sobre estes aspectos do mundo contemporâneo, propondo, ao final de sua vida, uma globalização solidária, baseada em outros valores que a da hegemônica. Estas idéias são tratadas em um diálogo com autores que também estudaram a globalização e suas conseqüências. Ele também abordou seus aspectos econômicos, analisando o papel das empresas na internacionalização do capital, mas também os fluxos financeiros e suas implicações na cultura local.

FRANCISCO MAYCON disse...

Devemos identificar no relato do entrevistado em que ele relatou as ouvintes que a globalização foi bastante importante para ter o avanço tecnológico e mundo em que vivemos hoje.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe oliveira disse...

A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.

Vitória Ferreira 🖤 disse...

A globalização mata a noção de solidariedade, devolve o homem à condição primitiva do cada um por si e, como se voltássemos a ser animais da selva, reduz as noções de moralidade pública e particular a um quase nada(Milton Santos).Diante do conforto e facilidades que desfrutamos, que são provocados pela globalização, fica claro que esse processo é irreversível, uma vez que o homem não vai regredir. Mas, o modelo de globalização que vigora tem desencadeado resultados trágicos a maioria da população mundial

Ana katarina disse...

A globalização tem pontos positivos e negativos, onde o primeiro pode ser notado a partir do desenvolvimento dos veículos de comunicação e o crescimento do capitalismo que vinha em constante crescimento desde o período da Revolução Industrial, porém, teve uma forte dualidade com o socialismo durante o período da guerra fria, onde o marco para o estabelecimento das potências capitalistas no mercado mundial foi o final desse embate.

Dentre os pontos negativos, podemos citar a globalização no Brasil, onde empresas internacionais desenvolvem suas políticas de mercado em nosso país, e, na maioria das vezes a oferta de emprego não é acessível para a maioria da população, o que ocasiona um grande desequilíbrio econômico, pelo aumento das desigualdades e consequentemente a segregação social.

Geografia 9º Ano | Percurso 20 - Ásia: berço de civilização

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população.  Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsáv...