Olá, alunos e alunas da EEMTI São José!
"Como você está se sentindo hoje?”
Essa pergunta é muito comum nas redes sociais atualmente.
Vamos falar um pouco sobre as competências socioemocionais?
A educação cada vez mais busca compreender as pessoas de forma ampla, considerando sua totalidade.
Antes de começar ASSISTA NOSSA AULA AO VIVO. Clique AQUI.
OBJETIVOS
Objetivo é conhecer as macrocompetências e entender que as competências socioemocionais nos ajudam a ter atitudes positivas diante os desafios da vida, podem ser ensinadas e aprendidas na escola.
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Competências socioemocionais podem ser definidas como
a capacidade individual em se mobilizar, articular e colocar em prática
conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros
e consigo mesmo, assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações
adversas de maneira criativa e construtiva. Essas competências se desenvolvem a
partir do encontro das características herdadas (sua genética) com as
experiências formais e informais de aprendizagem e se manifestam em forma de
pensamentos, sentimentos e comportamentos.
MACROCOMPETÊNCIASExistem diferentes modelos que identificam e organizam as competências socioemocionais. Nas escola estaduais do Ceará, a matriz de fundamentação é baseada em um modelo científico que delimita cinco macrocompetências, conforme descrição a seguir.
- Autogestão – descreve o grau com que uma pessoa é centrada, organizada, diligente, focada, pontual e persistente;
- Engajamento com os outros – descreve o grau com que uma pessoa tem interesse por se socializar, fazer amigos(as), ser gregária e experimentar o cotidiano com disposição e energia;
- Amabilidade – descreve o grau com que uma pessoa é capaz de se colocar no lugar do outro, sentir compaixão, acreditar nas boas intensões de outra pessoa e respeitá-la;
- Resiliência emocional – descreve o grau com que uma pessoa é atravessada por sentimentos de ansiedade, raiva e insegurança quando submetida a pressões interpessoais, estresse e frustrações;
- Abertura ao novo – descreve o grau com que uma pessoa se mostra criativa, sensível a diferentes estéticas, imaginativa e curiosa por ideias e outros modos de vida;
Sob as cinco macrocompetências, foram
derivadas 17 competências mais específicas que são consideradas essenciais no
contexto escolar.
Saiba mais no site do Instituto Ayrton Senna: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/desenvolvimento.html, acessado em 23.03.2020.
Mapa mental socioemocional.
Você já conhece as competências socioemociais. Agora faça seu mapa mental socioemocial.Veja um exemplo de mapa mental abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário