A energia elétrica de fonte hidráulica é chamada de energia limpa, pois, além de ser fonte renovável, não polui o meio ambiente. Entretanto, a instalação de uma usina hidrelétrica causa diversas alterações no meio ambiente:
- desvio de cursos de rios,
- inundações de áreas de vegetação,
- expulsão de população ribeirinhas
- e alteração do hábitat de animais, entre outros.
Belo Monte
O histórico da construção da usina de Belo Monte foi marcado por lutas, resistências e incontrovérsias. Há mais de 30 anos, os povos indígenas e comunidades tradicionais da Bacia do Xingu já denunciavam o projeto da Usina, que antes se chamava Kararaô. O projeto foi concebido para a integração ao Sistema Interligado Nacional, com mais seis outros barramentos hidrelétricos planejados para a bacia do rio Xingu, que, se implantados, provocariam o alagamento de mais de 18 mil km² e atingiriam milhares de índigenas de 12 TIs, além dos grupos isolados da região. Leia mais na fonte: https://xingumais.org.br/obra/uhe-belo-monte
4 comentários:
Bom apesar de enxergar a usina hidrelétrica como algo bom por não poluir o ambiente, ela é negativa pois faz com que isso faça animais trocar de hábitat, muda o curso dos rios e também causando problemas para áreas de vegetação
Olá!
Muito bom seu comentário. É preciso tomarmos conhecimento das fontes de energias e sabermos os impactos causados.
As usinas hidrelétrica apesar de ser de grande importância para o mundo causam alguns pontos negativos , como por exemplos perdas de espécies de peixes. Mudanças do clima local uma vez que os reservatórios concentra uma quantidade de água ,porém é uma fonte limpa de energia, além de ser renovável e de baixo custo de geração.
A construção de uma usina hidrelétrica é uma iniciativa muito boa pois irá suprir as necessidades da popular, por outro lado, prejudica uma parte menor da população, a comunidade ribeirinha, a vegetação e outros fatores. Acho que outras formas de captar energia deveriam ser adotadas, porque o mundo agradece.
Postar um comentário