Pular para o conteúdo principal

Portfólio

Gestão de projetos
Geração de rende com a cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maravilhosa aula de campo com eles e elas!

Ontem (20), realizei, junto ao professor Inácio Araújo, aula de campo com alunos do 9º ano da Escola Ensino Fundamental Dr. José Glauberton, projeto Geografando Granja.
Durante a aula os alunos puderam conhecer a Ponte de 20 metro na antiga ferrovia, a formação rochosa denominada Pedra da Baleia, área de salgado e maré, além de perceber o processo de ocupação do solo e a degradação ambiental ao longo das margens do rio Coreaú. Uma vivência maravilhosa com muita alegria, aprendizado e descontração que ficará na História de cada um. A Geografia nos permite conhecer nosso chão.

Artigo sobre história do nosso Ceará

Leia o artigo do prof. Francisco Pinheiro, Secretário de Cultura do Ceará.
De Siará a Ceará
O Dia do Ceará, comemorado hoje celebra a autonomia política e econômica em relação a Pernambuco. Isto não significou um processo revolucionário de ruptura política, todavia representa um momento importante para a então capitania, pois a partir desse momento o Ceará pôde realizar comércio direto com a metrópole (Portugal) e tornou-se administrativamente independente, livre da ingerência de Pernambuco.
O Decreto régio de 13 de junho de 1621 dividiu a colônia portuguesa em dois estados: estado do Maranhão e Grão-Pará e estado do Brasil. O Ceará tornou-se subordinado ao primeiro, e em 1656 o Ceará ficou subordinado a Pernambuco. Apenas em 17 de janeiro de 1799, através de uma carta régia, a coroa portuguesa tornou a capitania do Siará (bem como a Paraíba) independente de Pernambuco, podendo comercializar com a metrópole. Apesar dessa determinação não romper com as regras do pacto colonial – onde exis…

Faça parte do Mapa da Cultura

Você artistas? Seu amigo é artistas?
Ótimo! Corra e fale para ele ou ela se inscrever no Mapa da Cultura ou inscreva-se. Faça parte do Mapa da Cultura, já!
O Mapa Cultural do Ceará é a plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará sobre cenário cultural cearense. Ficou mais fácil se programar para conhecer as opções culturais que as cidades cearenses oferecem: shows musicais, espetáculos teatrais, sessões de cinema, saraus, entre outras. 
Além de conferir a agenda de eventos, você também pode colaborar na gestão da cultura do estado: basta criar seu perfil de agente cultural. A partir deste cadastro, fica mais fácil participar dos editais e programas da Secretaria e também divulgar seus eventos, espaços ou projetos.
Acesse: http://mapa.cultura.ce.gov.br/