16 abril 2008

Índios atacam

Presença indígena na Granja

O município de Granja como todo o território brasileiro foi habitado por povos indígenas que, com a colonização do homem branco, perderam suas terras e cultura. Porém influenciaram e muito à formação do povo brasileiro, na granja existem muito lugares com nomes de origem indígena. Leia o texto Índios atacam que narra um episódio ocorrido em 1817.

Índios atacam

“Os Tapuias do Morro do Irapuá – assevera Monsenhor Vicente Martins – perseguidos pela seca, atacaram a vila de Granja em 1817. Manuel Antonio de Almeida, que então exercia grande influencia no seio do povo, procurou acalma-los, dando-lhes alimentos e bebidas. Quando a paz parecia restabelecida, a indiada investe novamente contra o povo, forçando Manuel Antonio de Almeida e o coronel Francisco Carvalho Mota a tomarem ardilosa atitude, com seus homens armados. Munidos de buzinas e tambores irromperam em insistente e estrondosa tocata. Assombrados os índios abandonaram a vila, recolhendo-se no mato. A pouco e pouco retornaram e se estabeleceram nas proximidades da vila, passando a vida harmoniosa com os habitantes.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959, página 236

Nenhum comentário:

Geografia 9º Ano | Percurso 20 - Ásia: berço de civilização

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população.  Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsáv...