Pular para o conteúdo principal

O Pau do Santo

Hoje aconteceu a bandeira de Santo Antonio. Pela primeira vez se teve um cortejo levando o Pau de Santo Antonio, a iniciativa foi do novo pároco da cidade que está buscando motivar os fieis. Quem é moça tem que pegar no pau! Fulano tu vai pega no pau da bandeira hoje? Eram alguns dos comentário no correr do dia, antes do cortejo, passando a idéia de que a animação estaria garantido por parte da comunidade. Eu mesmo, que não estou em dias com as práticas religiosas, mim animei. Sabe-se lá se Santo Antonio dar uma forcinha no casório!

Mas o cortejo não teve a participação que eu tanto esperava. Sei que não temos a tradição da cidade de Barbalha e o dia da bandeira é uma terça-feira, porém temos muita gente que se declara catolico, tornando a cidade quase que 100% catolica. E num momento de festa como esse, em que o pároco preparou até palco para a celebração campal, muita gente ficou acomodada vem o enorme tronco de arueira passar. Será que as mulheres granjense estão com medo do pau de Santo Antonio?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maravilhosa aula de campo com eles e elas!

Ontem (20), realizei, junto ao professor Inácio Araújo, aula de campo com alunos do 9º ano da Escola Ensino Fundamental Dr. José Glauberton, projeto Geografando Granja.
Durante a aula os alunos puderam conhecer a Ponte de 20 metro na antiga ferrovia, a formação rochosa denominada Pedra da Baleia, área de salgado e maré, além de perceber o processo de ocupação do solo e a degradação ambiental ao longo das margens do rio Coreaú. Uma vivência maravilhosa com muita alegria, aprendizado e descontração que ficará na História de cada um. A Geografia nos permite conhecer nosso chão.

Artigo sobre história do nosso Ceará

Leia o artigo do prof. Francisco Pinheiro, Secretário de Cultura do Ceará.
De Siará a Ceará
O Dia do Ceará, comemorado hoje celebra a autonomia política e econômica em relação a Pernambuco. Isto não significou um processo revolucionário de ruptura política, todavia representa um momento importante para a então capitania, pois a partir desse momento o Ceará pôde realizar comércio direto com a metrópole (Portugal) e tornou-se administrativamente independente, livre da ingerência de Pernambuco.
O Decreto régio de 13 de junho de 1621 dividiu a colônia portuguesa em dois estados: estado do Maranhão e Grão-Pará e estado do Brasil. O Ceará tornou-se subordinado ao primeiro, e em 1656 o Ceará ficou subordinado a Pernambuco. Apenas em 17 de janeiro de 1799, através de uma carta régia, a coroa portuguesa tornou a capitania do Siará (bem como a Paraíba) independente de Pernambuco, podendo comercializar com a metrópole. Apesar dessa determinação não romper com as regras do pacto colonial – onde exis…

A conquista de um sonho

Não poderia ter chegado sem a parceria do amigo Pedro Magalhães.