14 junho 2008

ARRAIÁ DA AMIZADE: A BRINCADEIRA QUE VIROU TRADIÇÃO

Iniciou no dia 12 e vai até o dia 14 desse mês de junho o Arraiá da Amizade, em sua XX edição. O Arraiá da Amizade, segundo relatos, teria surgido de uma brincadeira dos alunos da antiga Escola Agrícola Guilherme Gouveia, por meados da década de 80, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para pagar os gastos da festa de termino de curso. E a organização do festejo era de responsabilidade dos alunos que convidavam a comunidade.

Como o fechamento da escola agrícola. Os alunos secundaristas do Colégio Estadual São José passaram a organizar o Arraiá da Amizade, ampliou-se o numero de barracas representantes de outras escolas, movimentos sociais ou barracas de pessoas que aproveitam o evento para ganhar alguns trocados.

As apresentações de quadrilhas juninas se tornaram um dos momentos mais esperados pelos apreciadores do evento. Algumas quadrilhas se tornaram destaques, como a Milho Grosso e a 7 de Setembro.

O Arraiá já se tornou parte do calendário cultural da cidade e nos últimos quatro anos tem ganhado estrutura física e organização de qualidade, atraindo pessoas das cidades vizinhas, com Viçosa do Ceará, Sobral e Camocim.

E este ano está de parabéns todo equipe responsável pela organização, em especial a equipe da ornamentação. E não podemos esquecer o trabalho de Francisco das Chagas, o Nenem, que a muito vem marcando presença na realização do Arraiá da Amizade. Desse de quando as barraquinhas eram de cobertas de palhas de coqueiro e se tomava cerveja quente no primeiro dia de arraiá.

Nenhum comentário:

Geografia 9º Ano | Percurso 20 - Ásia: berço de civilização

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população.  Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsáv...