Pular para o conteúdo principal

Lançamento do livro As Três Orações aos 90 anos.

cultura
por Lira Dutra


Nesta sexta-feira, 05 de dezembro de 2008, foi lançado o livro As Três Orações aos 90 anos de autoria do Dr. Luís Cruz de Vasconcelos. O evento ocorreu no auditório do Colégio Estadual São José com maior presença dos alunos e educadores daquela unidade de ensino.

A diretora do Instituto José Xavier, Leididaine fez a abertura do lançamento com apresentação do livro e seu autor aos presentes. Logo após o autor, reconhecido orador, proferiu palavras de agradecimentos e motivação.

O livro lançado hoje é dedicado aos jovens. "A estes, portanto, o Autor dedica esta pequena, mas significativa obra, com a esperança de que sintam que a vida é realmente bela, apesar das tempestades, e o destino de cada um encontra-se dentro de si mesmo e da força de vontade de vencer as tempestades..." confessa o autor.

Luís Cruz nasceu em Granja, cidade do Estado do Ceará, no dia 06 de setembro de 1918, onde iniciou o primário. Em dezembro de 1941 obteve o grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em Fortaleza. Já recebeu diversas condecorações por seus trabalhos, a mais recente é a Medalha de Orador Modelo pela Academia Cearense de Retórica. Foi diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) na década de 60, e lá lecionou por muitos anos

O livro, que pôde ser adquirido pelo valor de R$ 10,00 (dez reais), deve sua venda doada ao Instituto José Xavier pelo autor, que pediu maior apoio às suas atividades socioculturais. Agradecido pela presença do publico o autor, que aos 90 anos expõe vigor físico e intelectual, encerrou autografando para amigos e jovens estudantes do Colégio Estadual são José de Granja.

Granja-CE, 12/2008

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo sobre história do nosso Ceará

Leia o artigo do prof. Francisco Pinheiro, Secretário de Cultura do Ceará.
De Siará a Ceará
O Dia do Ceará, comemorado hoje celebra a autonomia política e econômica em relação a Pernambuco. Isto não significou um processo revolucionário de ruptura política, todavia representa um momento importante para a então capitania, pois a partir desse momento o Ceará pôde realizar comércio direto com a metrópole (Portugal) e tornou-se administrativamente independente, livre da ingerência de Pernambuco.
O Decreto régio de 13 de junho de 1621 dividiu a colônia portuguesa em dois estados: estado do Maranhão e Grão-Pará e estado do Brasil. O Ceará tornou-se subordinado ao primeiro, e em 1656 o Ceará ficou subordinado a Pernambuco. Apenas em 17 de janeiro de 1799, através de uma carta régia, a coroa portuguesa tornou a capitania do Siará (bem como a Paraíba) independente de Pernambuco, podendo comercializar com a metrópole. Apesar dessa determinação não romper com as regras do pacto colonial – onde exis…

A conquista de um sonho

Não poderia ter chegado sem a parceria do amigo Pedro Magalhães.

Origem do carnaval e as escolas de samba

históriafonte: www.suapesquisa.com/carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Es…