09 abril 2009

Páscoa e o coelinho de ovos doces


ovos de Páscoa

por: Lira Dutra

O Domingo de Páscoa, data que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, está chegando e, não há dúvida, com o evento religioso vem o desejo pascoal de comer um delicioso ovo de chocolate recheado de... chocolate. Mas você sabe de onde vem a idéia de presentear as pessoas queridas com ovos? Não? Ficará sabendo agora!

O costume de presentear com ovos não é novo, vem da tradição pagã, chegou à Europa na era Cristã e dura até hoje para a alegria dos chocolatras e do comércio. Os ovos eram de galinha, ganso ou codornas e podia ser pintados com varios motivos. "Da Rússia à Grécia, os ortodoxos costumam pintar os ovos de vermelho. Já na Alemanha, a cor dominante é o verde" (wikipédia).

Já idéia de se lambuzar com ovos de chocolate no dia da Páscoa surgiu no século VXIII, na França. Assim como o coelho, o ovo simboliza a fertilidade, o nascimento de uma vida nova.

Para finalizar, uma Páscoa achocolatada recheada ações, sonhos e pessoas ferteis.

fontes de pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa#Ovo_de_P.C3.A1scoa

Nenhum comentário:

Geografia 9º Ano | Percurso 20 - Ásia: berço de civilização

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população.  Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsáv...