Pular para o conteúdo principal

A conquista de um sonho

Não poderia ter chegado sem a parceria do amigo Pedro Magalhães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maravilhosa aula de campo com eles e elas!

Ontem (20), realizei, junto ao professor Inácio Araújo, aula de campo com alunos do 9º ano da Escola Ensino Fundamental Dr. José Glauberton, projeto Geografando Granja.
Durante a aula os alunos puderam conhecer a Ponte de 20 metro na antiga ferrovia, a formação rochosa denominada Pedra da Baleia, área de salgado e maré, além de perceber o processo de ocupação do solo e a degradação ambiental ao longo das margens do rio Coreaú. Uma vivência maravilhosa com muita alegria, aprendizado e descontração que ficará na História de cada um. A Geografia nos permite conhecer nosso chão.

Grupo de escoteiro realizará acampamento nas margens do Rio Coreaú

O 6º Grupo de Escoteiro Pessoa Anta (6º GEPA), realizará um acampamento grupal, nos dias 24 e 25 de janeiro, na Fazenda Bem Fica, nas margens do Rio Coreaú. As seções de Lobinho, Escoteiro, Sênior e Clã pioneiro participarão de jogos, adestramento mateiro, adestramento escoteiro e cantarão todas as canções escoteiras que têm direito no Fogo de Conselho.

O nome do grupo, Pessoa Anta, é uma homenagem ao granjense João de Andrade Pessoa Anta revolucionário da Confederação do Equador e foi fuzilado em Fortaleza, Ceará, junto com Padre Mororó na Praça dos Mártires ( também conhecida como Passeio Público).

Venha participar do escotismo com o 6º GEPA. Clique aqui para acessar o Dicionário Escoteiro.


Origem do carnaval e as escolas de samba

históriafonte: www.suapesquisa.com/carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Es…